“Escada caracol é desconfortável e insegura!” Apesar de muito comum, essa afirmação não é verdadeira.

As escadas caracol tiveram seu uso muito difundido nos últimos anos em função da economia de espaço que proporcionam. A falta de critério em alguns projetos e a economia de espaço sem limites levaram a exageros. Muitas escadas sem dimensões mínimas para o usuário se movimentar foram fabricadas. Para algumas pessoas, a imagem de insegurança e desconforto está relacionada ao tipo da escada mas, na verdade, qualquer escada pode ficar perigosa e desconfortável quando o projeto não é bom.

A Só Escadas fabrica escadas caracol sob medida levando em conta vários aspectos, tais como: largura, inclinação, passo do helicóide, posicionamento no ambiente, tipo e material do corrimão, fluxo dos usuários e freqüência de uso.

O diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 metro e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 metro. Esse diâmetro de escada normalmente é instalado em um local de acesso esporádico, por onde não existe a necessidade de transportar volumes. Com mais espaço disponível e a necessidade de ter um acesso melhor ao pavimento superior, o diâmetro do caracol pode e deve ser aumentado.

O vão necessário para instalação de uma escada caracol pode ser circular ou quadrado. A escada será sempre cerca de 10 centímetros menor que o espaço recortado na laje. Assim, um imóvel que tenha um vão de 150 x 150 centímetros receberá uma escada de diâmetro externo de 140 centímetros. Essa diferença é necessária para criar um espaço para passagem de mão quando o corrimão tangencia as paredes inferiores ou a espessura da laje.

 




 
  © Copyright - Só Escadas - 2005